Taxi2Go

Como a guerra da Rússia com a Ucrânia pode afetar o preço do combustível no Brasil?

 Os principais combustíveis usados no Brasil, além do álcool, são a gasolina e o diesel, mas o que isso tem a ver com a guerra? A Petrobras, principal empresa no ramo petrolífero no Brasil e uma das maiores do mundo, importa petróleo e gás natural de outras partes do mundo, inclusive da Rússia. A Petrobras também reajusta seus preços no mercado de acordo com a cotação do barril no mercado internacional, e também pela variação do câmbio.   Mas para entendermos um pouco melhor sobre o assunto, precisamos entender o que são sanções econômicas.

 Sanções econômicas são medidas utilizadas por países ou blocos contra outros países, regimes ou empresas. Elas podem ser aplicadas de diversas formas, desde embargos de comércio a proibição de negócios com empresas, nesse caso, com um país, a Rússia. 

 Com as sanções estabelecidas contra a Rússia por outros países como Estados Unidos e União Europeia, entre elas a proibição da importação do óleo e gás natural da Rússia, faz com que o preço do barril do petróleo aumente, visto que a Rússia era uma das maiores exportadoras mundiais até então. 

Por conta disso, o preço do barril de petróleo teve um aumento significativo, o que justifica o aumento exacerbado dos preços dos combustíveis no Brasil e continuar comercializando com a Rússia, seria estar indo contra essas potências mundiais. 

 Coisas que acontecem ao redor do mundo, mesmo que não seja perto de nós, podem ter influência em nossas vidas diretamente, como nesse caso, onde a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está acontecendo tão longe de nós, faz com que o preço do combustível no Brasil alcance altos valores. 



Postado por Taxi2Go