Taxi2Go

A história do táxi.

Todos sabemos que o serviço de transportar pessoas e/ou objetos é quase tão antigo quanto as nossas civilizações. Porém, o táxi, parte importante da história automotiva do mundo, surgiu como conhecemos hoje quando foram criados os taxímetros, porém, sua história começa muito antes disso. 

O primeiro serviço de transporte do qual se tem registro aconteceu com a invenção do riquexó, um carro de duas rodas que era puxado por homens. Sendo assim um item de luxo, acessível apenas a elite que possuía escravos.

Muito foi aprimorado depois disso, até a criação do automóvel, em meados de 1880. Sendo assim, é natural que em 1896, os primeiros táxis motorizados apareceram em Estugarda, cidade alemã.

 Logo depois, um empresário chamado Freidrich Greiner fundou uma empresa que tinha como foco o transporte, criando enfim um sistema inovador de cobrança, que conhecemos hoje como Taxímetro. O sucesso foi tanto que rapidamente todos os carros usados para essa finalidade, tinham por lei possuir um taxímetro. 

Essa invenção foi difundida até o ano de 1907, tanto que, antes da Primeira Guerra Mundial, todas as metrópoles europeias, e até mesmo as americanas, usufruem de serviços de táxis, que curiosamente já eram pintados de cores diferentes dos de uso próprio. De lá para cá, poucas mudanças, apenas itens de conforto como aparelhos de rádio e ar-condicionado. 

No entanto, quando se trata do Brasil, a frota era toda importada, fabricada por automotoras como Ford e Chevrolet, até meados de 1958, quando isso mudou. No segundo mandato de Getúlio Vargas, a produção nacional de veículos se tornou forte, levando à fabricação do primeiro automóvel de quatro portas feito em terras brasileiras, o DKW-Vemag.

Em julho do mesmo ano, a empresa responsável pelo DKW lançou um modelo mais econômico do mesmo, voltado exclusivamente para os taxistas, sendo esse o marco do primeiro táxi produzido no nosso território nacional.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais do ramo que marcou parte da narrativa mundial. Então, o que acha de abraçar a história sem deixar de lado a inovação? Faça suas entregas com a Taxi2go!

Postado por Taxi2Go